quarta-feira, 2 de junho de 2010

NACIONAIS - Notas Finais

Após alguns dias de reflexão e análise mais detalhada do que se passou nos Nacionais, e além do que já foi anteriormente referido, ainda há a salientar o seguinte:
1 - A participação de alunos/escola de Serrazola – Colares sem terem participado nos Regionais.
Sobre esta questão pedem ler o comentário, no “ORIENTOVAR”, sobre os Regionais de Setúbal onde se aborda este assunto (questão um tanto ou quanto complicada de perceber).
2 - A surpresa da participação da Escola de Pinhal Novo, como equipa no escalão de Iniciados Masculinos, uma vez que no Campeonato Regional terminou em 3º lugar atrás da Escola do Secundária do Entroncamento.
Sobre este assunto é importante questionar qual o critério que levou os responsáveis pela competição para permitir a participação duma equipa de escola classificada em 4º lugar colectivamente preterindo outra que, por mérito, se sagrou Vice-Campeã Regional.
Analisando o Programa dos Campeonatos lê-se, no seu ponto 5:
“Constituição das Equipas: Participa a equipa campeã de cada DRE. Esta equipa será constituída por 3 a 5 alunos sob responsabilidade de um professor.”
Atendendo a este pormenor, e havendo repescagem/alargamento de participantes, seria lógico que a segunda equipa a participar nestes Nacionais fosse a 2ª ou, na impossibilidade desta, a 3ª classificada dos Regionais.









Tal não se concretizou sendo promovida a equipa classificada em 4º lugar. PORQUÊ?

Este assunto deverá ser esclarecido, pelos responsáveis pela organização dos Nacionais, à EAE do Médio Tejo para que a verdade desportiva seja clarificada e não permitir que de futuro haja escolas a participarem em provas que não sejam merecedoras ao abrigo dos regulamentos desportivos.
Enfim, e como conclusão duma prova que poderia ser considerada excelente, esta situação veio manchar a competição e como diz o ditado “No melhor pano cai a nódoa” … e assim foi infelizmente.

Com esta notícia encerramos a abordagem desta prova aguardando que em futuras actividades não haja mais “atropelos” aos regulamentos e que a verdade desportiva prevaleça acima de qualquer outro interesse.

Sem comentários: