domingo, 2 de maio de 2010

Regional da DRELVT

Decorreu, no interessante mapa de Lagoa de Albufeira – Sesimbra, nos dias 30 de Abril e 01 de Maio o Campeonato Regional de Orientação da Direcção Regional de Educação da Lezíria e Vale do Tejo (DRELVT).
A Comitiva da EAE do Médio Tejo foi composta por 33 alunos e 5 professores das Escolas: Secundária do Entroncamento, Nuno Álvares - Tomar, Básica da Freixianda, Colégio de São Miguel - Fátima e D. Afonso, 4º Conde de Ourém.
No que diz respeito aos nossos alunos, e como foi anteriormente indicado, participaram, como individuais, cinco Iniciados (dois femininos - Cristiana Silva e Inês Alves e três masculinos - André Pereira, Alexandre Machado e Ricardo Ferreira).
No final da competição há a registar o excelente resultado da Inês Alves, apesar de se encontrar com problemas físicos no joelho direito, conseguiu sagrar-se Vice-Campeã Regional e ver-se assim apurada para o Campeonato Nacional do Desporto Escolar que se vai realizar no distrito de Aveiro nos dias 28 a 30 de Maio.













Os restantes alunos obtiveram igualmente bons resultados classificando-se a meio da tabela.
Quando tivermos as classificações oficiais elas serão colocadas no blogue.
As restantes escolas também obtiveram bons resultados havendo a salientar os alunos Cláudia Baptista e Daniel Catarino, ambos da Escola Secundária do Entroncamento, que se sagraram Campeã e Vice-Campeão Regional, respectivamente.
Colectivamente esta escola sagrou-se Vice-Campeã Regional em Iniciados Femininos, Iniciados Masculinos e Juvenis Masculinos.

Analisando, ao pormenor, a competição pode dizer-se o seguinte:
FACTORES POSITIVOS:
- mapa interessante para a prática da modalidade (zona de pinhal junto ao mar com alguns pormenores de vegetação e relevo);
- percursos interessantes;
- alojamento e alimentação de boa qualidade (responsabilidade da Escola Navegador Rodrigues Soromenho);
- excelente relacionamento entre toda a comitiva da nossa EAE e restantes comitivas.
FACTORES NEGATIVOS:
- atraso no início da prova de sexta-feira, o que levou muitos alunos não pudessem realizar o percurso de Orientação de Precisão;
- mapa sem meridianos no mapa de sexta-feira e na prova de Estafetas (apesar de não ser obrigatório, segundo o Artº 19º do Regulamento de Cartografia da FPO, é no escalão de Iniciados um elemento fundamental para a orientação correcta do mapa);
- falta de mapas para os últimos alunos de Iniciados Masculinos na prova de sexta-feira;
- sinalética complementar errada nos percursos de Iniciados Femininos e Juvenis Masculinos (no mapa 154 e na suplementar 34, por exemplo), na prova de sexta-feira;
- falta de uma baliza no terreno na prova de Sábado que afectou os percursos de Iniciados e Juvenis Masculinos;
- alunos participantes na competição e outras pessoas envolvidas nos Regionais a circularem em zonas de prova.

Relativamente ao fornecimento de sinalética suplementar errada a organização, após reunião com todos os professores, decidiu anular o tempo efectuado a realizar a primeira “pernada”* de ambos os escalões.
* PERNADA - percurso realizado entre dois pontos de controlo.

Relativamente à falta da baliza no terreno, e após os primeiros alunos a chegar terem alertado para a situação, foi colocado, provisoriamente, um elemento da organização nesse local dando aos alunos um pedaço de fita balizadora como prova de passagem por esse ponto.
Neste caso é de referir que os primeiros alunos foram prejudicados porque, como é natural, perderam algum tempo à procura da referida baliza bem como ficaram posteriormente um pouco desconcentrados com tal situação.

Como conclusão, pode dizer-se que, sem os factores negativos acima mencionados, teria sido uma prova bem conseguida mas assim sendo foi uma prova mediana que apresentou um número elevado de incorrecções técnicas que não deveriam acontecer numa prova de apuramento para o Nacional do Desporto Escolar.
Sem grande importância, mas espelhando um pouco o modo como foi preparada esta prova, é de registar que as provas de sábado foram realizadas, não no dia 01 de Maio mas no dia 31 de Abril, conforme indicado em ambos os mapas.

RESULTADOS FINAIS:
INDIVIDUAIS
COLECTIVOS

Fotos do Regional em:
Galeria de Paulo Fernandes


Mapa de Sexta-Feira - Distância Média



















Mapa de Sábado - Distância Média



















Mapa de Sábado - Estafetas

Sem comentários: