quinta-feira, 27 de maio de 2010

NACIONAIS DE ORIENTAÇÃO

É já amanhã que se inicia os tão esperados Nacionais do Desporto Escolar.
No que diz respeito à Orientação foi com alguma surpresa que se verificou a alteração durante esta semana, (por duas vezes), das quotas quotas previstas no Programa Específico da Modalidade estando apenas a dois dias do início da actividade.
Com esta alteração foi permitida a "repescagem" de vários alunos que não esperariam participar nestes Campeonatos.
No Programa Específico da Modalidade (pode ser consultado aqui) lê-se, no seu ponto 3, o seguinte:
NORMAS DE PARTICIPAÇÃO
"Constituição das Equipas:
Participa a equipa campeã de cada DRE. Esta equipa será constituída por 3 a 5 alunos sob esponsabilidade de um professor.
Individuais:
Participarão 2 (dois) alunos apurados individualmente por cada DRE em cada escalão/género acompanhados por um professor nomeado pela mesma."


Este motivo deu origem a que alguns alunos não podessem participar pois, sabendo que não se classificaram nos lugares previstos no ponto 3 do Programa Específico da Modalidade,organizaram o seu fim de semana em família.

Este aumento de quotas é de louvar, pois permite aumentar o número de alunos envolvidos nas competições, mas nunca deveria ser efectuado apenas a dois dias do início dos Nacionais.

Falta apenas saber qual a razão e os critérios que levaram as pessoas responsáveis pela modalidade a "repescarem", à última hora, vários alunos ultrapassando assim o que já estava claramente definido no Programa da Modalidade desde a sua publicação no dia 18 de Maio(*).

(*) - É importante salientar que neste Programa o ponto 3 nunca sofreu qualquer alteração aquando da sua publicação no dia 18 de Maio nem na actualização de 25 do mesmo mês.

Sem comentários: